Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE

A PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE


A Psicologia aplicada á Saúde tem como finalidade compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e nas doenças. Além disso, essa ciência aplica seus princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para os processos de saúde e doença. Pois na maioria das vezes com os diversos deveres do dia a dia a população não possui oportunidade, tempo e espaço adequado para refletir e descobrir problemas de saúde sejam eles de caráter simples ou complexo, tais se refletem principalmente no surgimento de doenças como a depressão, síndrome do pânico, ansiedade, dentre outras. 

INTRODUÇÃO A psicologia como saúde humana permite ter um conhecimento abrangente do homem, sobre suas emoções, sentimentos, inquietudes, angústias, questionamentos e aprendizagem sobre seu desenvolvimento e com isso um conhecimento maior sobre a vida (CASTRO & BORNHOLDT, 2004). A psicologia da Saúde compreende como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e doença. Essa ciência aplica seus princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para os processos de saúde-doença. Esse trabalho pode ser realizado em distintos e variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, organizações nãogovernamentais, nas próprias casas dos indivíduos e em universidades, atuando como projetos de extensão, visando o bem estar da população (RIBEIRO, 2010). Mas mesmo assim, atualmente o ser humano tem sentido uma grande dificuldade em lidar com a complexidade da vida diária, como a vida efetiva, psicológica e social, em razão da escassez de ações e espaços para a reflexão. Isto pode implicar no aparecimento de doenças, distúrbios comportamentais e psicológicos, ou seja, pode agravar a saúde da população em grandes proporções, por isso a importância de ações voltadas para um espaço de reflexão destinada á comunidade com a finalidade de discutir os principais problemas que afligem a população e dessa forma conscientizá-los a obter uma melhor qualidade de vida (ALMONDES, 2006). O objetivo do projeto consistiu em promover debates e palestras mediante temas relacionados á psicologia aplicada á saúde, voltados para a comunidade acadêmica da Unidade Universitária de Itumbiara e para a população de forma geral.


O Projeto de extensão A Psicologia Aplicada á Saúde de extrema importância para a comunidade em geral, pois foi possível contribuir para que os participantes entendessem melhor os seus principais problemas sociais e comportamentais. Além disso, o objetivo do projeto foi alcançado de forma satisfatória, uma vez que houve a conscientização da comunidade acerca de todos os temas expostos durante a vigência do projeto. Além de todos possuírem um local adequado para discutir e debater em conjunto suas principais aflições, medos, angústias e problemas de saúde. 

REFERÊNCIAS: Beatriz Alves da Silva (IC)¹, Júlio Cesar Teodoro Bernardes Júnior (IC)¹*, Divina Rita da Silva Gomes (PQ)1

Nenhum comentário:

Postar um comentário